terça-feira, 26 de novembro de 2019

Educação, tecnologia e contemporaneidade

Percebemos que as inovações tecnológicas cada vez mais aumentam interferindo diretamente na sociedade. Cada dia que passa nossas crianças aproximam-se ainda mais cedo de conteúdos digitas, internet, eletrônicos etc.

Deste modo, exponho uma reflexão que atualmente traz polêmica entre pais, alunos e professores, e que está baseado em um trabalho feito pelo Instituto Social Objetivo (ISO), colégio localizado em Salvador-BA, onde todos os anos promove juntamente com os alunos uma Amostra Cultural, idealizada pelo corpo docente, na qual este ano o tema foi Desafios do século XIX: o homem e suas emoções.

"Muito se tem discutido sobre o uso dos
 recursos tecnológicos dentro do âmbito 
escolar: afinal de contas, o aluno pode ou 
não usar o celular dentro da sala de aula?" 

Este assunto traz uma análise do ser humano contemporâneo e suas relações em meio ao envolvimento e influências do ambiente tecnológicos, onde os alunos procuram compreender as consequências positivas e/ou negativas dependendo de como as plataformas digitais são usadas.
mais especificamente, evidencia-se neste programa com os alunos, assuntos do dia-a-dia que ultimamente estão causando problemas nas relações sociais e gerando consequências trágicas como isolamento, depressão e até mesmo suicídio.

Com isso, surgiram questões que expusessem de modo intrínseco conteúdos que balizassem tais tópicos, como por exemplo: ciberbullying, crimes cibernéticos, práticas obsessivas por likes em redes sociais etc.
       

Um comentário:

  1. Muito importante a discussão desses temas na escola Ivana. Como sei que vc acompanha a escola de perto, conte um pouco o que a escola tem feito e como tem abordado esses assuntos.

    ResponderExcluir

INTELIGÊNCIA COLETIVA

A inteligencia coletiva surge como um conceito que ao longo do tempo foi potencializado e se fortaleceu a partir do momento que as nova...