Uma comunidade virtual normalmente é formada por um conjunto de interesses, amizades, rivalidades, ou pelos mesmos problemas. Esta comunidade está "para além de algo" pois não existe em lugar nenhum, um lugar que seja tão específico no espaço. O ambiente onde tudo se desenrola é virtual. Trata-se de uma nova cultura virtual, uma cultura nômade, que se move no ambiente virtual, onde os assuntos surgem com um"mínimo de inércia."
Esta nova comunidade "a sincronização substitui a unidade de espaço, a interconexçao substitui a unidade do tempo," tudo que era real muda de identidade para o virtual. (LÉVY, 2007)
As comunidades virtuais fazem com que o tempo e o espaço deixem der ser barreiras pra a comunicação alterando o cotidiano, pertencer a uma comunidade requer o sentimento de ligação, de participação.
Mais do que mera tendência ou moda passageira do mundo contemporâneo, trata-se de uma nova forma de organização em redes, que possibilita o agrupamento de pessoas com interesses comuns, independentemente da distância física que separa umas das outras. Uma realidade cada vez mais presente nos diversos segmentos da sociedade, seja com objetivos acadêmicos ou profissionais, seja para a mobilização em torno de causas sociais e políticas, ou simplesmente para interagir com outros membros em busca de lazer e entretenimento.
será que o que era real muda de identidade para o virtual? ou novos elementos se agregam à realidade? o virtual é tão real quanto o físico, não podemos colocá-los em dimensões opostas.
ResponderExcluir