As mídias fazem parte de nosso dia a dia de maneira muito mais constante do que podemos imaginar.
As nossas salas estão em processo de transformação, em que o uso das tecnologias de informação e comunicação torna-se ferramentas indispensáveis para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Foi discutido primeiramente no moodle UFBA, fórum TV e vídeo e educação no segundo momento foi aberto uma discussão em sala onde me fez refletir, que grande parte do conhecimento infantil é adquirido pela mídia eletrônica onde televisão é um professor poderoso, ela proporciona nas crianças habilidades cognitivas, comportamentos, entre outras coisas.
Na Educação Infantil em especial a televisão é muito utilizada, porém não explorada como recurso de aprendizagem. Ela é utilizada mais para "distração" da criança, pois no momento em que elas estão na frente de uma televisão, principalmente assistindo desenhos, ela fica calma e deixa tudo ao seu redor mais tranquilo. Porém a televisão também deve ser utilizada para a aprendizagem, como por exemplo videos que tragam proposta de atividades para as crianças, tanto atividades cognitivas quanto motoras.
A televisão é uma excelente metodologia para ser utilizada de forma correta nas escolas e Educação Infantil.
Os vídeos educativos proporcionam as crianças a possibilidade de aprenderem brincando. É uma forma indiscutível de motivação e estímulo. Entretanto uso vídeo deve sempre ser dosado e trabalhado com objetivos bem específicos e por tempo delimitado com as crianças!
segue um link de um vídeo de preservação do meio ambiente para trabalhar em sala com crianças da educação infantil
https://www.youtube.com/watch?v=a5aHMwVxdo0
Bem para que o uso produza resultados positivos na aprendizagem, antes de ligar o aparelho lembre-se de:
https://www.youtube.com/watch?v=a5aHMwVxdo0
Bem para que o uso produza resultados positivos na aprendizagem, antes de ligar o aparelho lembre-se de:
- Gravar o programa e selecionar as cenas que serão exibidas ao alunos, fazendo o recortes dentro dos seus objetivos.
- Planejar as aulas propondo exercício e atividades relacionadas ao vídeos:eles não podem ser exibidos como se fossem auto-explicáveis.
- Checar a qualidade da imagem e do som.
- Parar a exibição sempre que necessário para comentários ou explicações.
- Pedir para os alunos anotarem as cenas mais importantes, as falas e os detalhes mais marcantes.
- Rever as cenas mais importantes.
- Sem critério e objetivo pedagógico claros, a televisão pode virar embromação. portanto evite.
- Como tapa-buraco quando o professor falta ou acontece algum contratempo.
- Usar o recurso em todas as aulas e esquecer outras dinâmicas: O exagero pode diminuir a eficiência e empobrece as atividades.
- Assistir à televisão com os alunos sem discussão, qualquer assunto que venha da televisão deve ser integrado com o tema da aula.
Cuidado com essa ideia de que os alunos precisam ir anotando coisas enquanto assistem a um conteúdo. Já acompanhei essas experiências e isso leva a uma preocupação em anotar e não em compreender o enredo do conteúdo. O melhor é deixar livre o momento de acompanhar o conteúdo e propor atividades de debates após, a partir daquilo que mais se destacou para cada um. Eles não precisam anotar para saber o que mais lhes tocou...
ResponderExcluir