segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Software livre não significa ser gratuito

O sentido de livre na expressão "software livre" traz uma conotação de liberdade nas execuções de tarefas, ou seja, os usuários de maneira individual ou coletiva controlam o programa e o que ele faz.
Já o software gratuito, pode ser copiado e distribuído gratuitamente, é um programa que se pode utilizar sem pagar. Este tipo de programa é fornecido somente na sua forma binária, ou seja, o programa executável. O código-fonte, que são as instruções que formam o programa, não é disponibilizado, o que significa que ele não pode ser modificado, e nem estudado ou examinado. O programa só pode ser usado de forma como foi disponibilizado, e também podem existir limitações em sua distribuição.
Por exemplo: Imaginemos se o software fosse uma torta, e seu código-fonte sendo sua receita. No conceito de software livre todos têm acesso à torta e sua receita, diferente de um software pago, o qual é possível pegar apenas a torta ou um pedaço dela.

Um comentário:

  1. E qual a relação entre esse modelo de desenvolvimento de software e a educação? Qual a importância de usarmos esse tipo de software em um país como o Brasil? Desenvolva mais as ideias.

    ResponderExcluir

INTELIGÊNCIA COLETIVA

A inteligencia coletiva surge como um conceito que ao longo do tempo foi potencializado e se fortaleceu a partir do momento que as nova...