segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

IMAGENS QUE FALAM!

Desde o principio o homem sempre procurou representar-se e representar as coisas que o cerca.
Procurou  também ao longo dos tempos produzir ferramentas para facilitar seu trabalho e para ajuda-lo a superar suas limitações. Uma maneira de superar essas limitações foi encontrar a arte.
Através da história da arte, há possibilidade de um contato mais próximo com o que o homem produziu culturalmente e veio acumulando no decorrer da sua história até os nossos dias deixando como marca registrada a sua evolução.

As artes visuais atualmente continuam representando e agora quase todas tem o poder de criar, recriar, e transformar imagens que por si só denunciam, excluem, amedrontam, impressionam, emocionam, enfim, não podemos negar que há poder nas imagens.

E será que a utilização dessas várias imagens produzidas a todo instante tem sido utilizadas com responsabilidade?

Se falando de direitos que tipo de direito é esse que pode invadir privacidade e denegrir a vida de cidadãos através do uso de suas imagens?  

O que fazer numa sociedade onde a imagem "tem seu valor" e gera lucros?

Deixo as perguntas como reflexão.

Um comentário:

  1. precisamos educar, não apenas para saber ler as imagens, mas também para desenvolver uma ética na produção e socialização de imagens. Tudo pela pela formação cidadã.

    ResponderExcluir

INTELIGÊNCIA COLETIVA

A inteligencia coletiva surge como um conceito que ao longo do tempo foi potencializado e se fortaleceu a partir do momento que as nova...